O Que é Plano de Saúde com Coparticipação?
Olá, tudo bem com você? Hoje vamos falar sobre o plano de saúde com coparticipação. Será que vale a pena? Mas, como funciona? Vem comigo que eu vou te explicar tudo!
Plano de saúde com coparticipação
Se você tem um plano de saúde, com certeza em algum momento você já se deparou com essa proposta do seu corretor ou da sua operadora de plano de saúde, então, primeiro vamos entender com funciona.
É muito simples, no plano sem coparticipação você paga um valor da mensalidade do plano e tudo, absolutamente tudo, o que você usar no seu convênio está incluído no valor da mensalidade.
No plano de saúde com coparticipação você vai pagar a mensalidade até 30% (trinta por cento) mais barata, daí quando você utilizar uma consulta, fizer um exame, algum procedimento ou internação, você vai pagar uma taxa extra para cada coisa que você usar.
Para saber, se vale a pena fazer esse plano co-participativo, vamos entender como funciona algumas coisas. Vamos começar pelo custo do convênio de modo geral e, porque o reajuste costuma ser alto. Os reajustes costumam ser altos, por vários fatores, por exemplo:
- Avanço na medicina com novas tecnologias;
- Materiais importados nas cirurgias;
- Fraudes acontecem (vamos falar disso, daquilo a pouco tá!);
- E também o uso do plano.
Já ouvimos de muitos clientes essa frase: “pago muito caro no meu plano e quase não uso, então, não quero nem saber, vou usar mesmo! Para fazer valer esse dinheiro, para esse dinheiro vale a pena!” Olha só, é claro que a gente faz o plano de saúde para usar, mas é para usar quando realmente precisa, quando você estiver com problema de saúde!
Esse tipo de pensamento acaba sendo um tiro no pé, porque daí a conta chega, e chega mesmo. E o plano, acaba ficando mais caro ainda, para todo mundo. O plano co-participativo ele inibe esse tipo de coisa! Como você paga por cada procedimento que usar você só vai usar quando estiver precisando mesmo! E isso é bom para todo mundo.
O que contribui para o plano ficar mais caro?
Agora vamos falar de outra coisa, que acontece muito infelizmente e que contribui para o plano ficar mais caro. “Fraude”, pois é, existe! O médico, os laboratórios ou hospitais cometem fraudes quando:
- Pede um exame em excesso;
- Quando recomendam procedimentos desnecessários;
- Faturam procedimentos que não foram feitos;
- Quando superfaturam medicamentos e materiais utilizados nos tratamentos.
Mas, aí você pergunta: “como eu, um simples mortal, que não sou da área da saúde posso ajudar a diminuir isso?” Todos nós devemos sempre questionar a real necessidade dos pedidos de exames e de procedimento. Talvez até pedindo uma segunda opinião médica diante da dúvida, já que a gente entrega nossa saúde para esses profissionais?
No convênio com coparticipação, se o médico pedir aquela lista enorme de exames, você vai questionar a real necessidade desses exames. Porque você vai pagar por cada exame! E também, quando você faz os exames, alguns dias depois vêm a relação dos procedimentos que foram feitos, aí você vai poder conferir. Então, se vier alguma cobrança, de algum procedimento que você não fez, você vai reclamar, vai questionar, porque veio aquela cobrança de um exame que você não fez.
O plano de saúde com coparticipação é tendência no mercado!
O número de pessoas com esse tipo de plano aumentou muito nos últimos anos, hoje 50% dos planos são com coparticipação. Principalmente porque ele ajuda a controlar o reajuste, porque as pessoas usam de forma mais consciente e ajudam a combater as fraudes.
Mas, afinal, vale a pena fazer um plano com coparticipação? Vou te responder! Se você usa pouco o seu plano de saúde, vai ao médico uma vez por ano para fazer um check-up ou vai quando precisa de alguma emergência… Eu digo, que vale a pena sim! Mesmo se você, no meio do caminho tiver um problema de saúde e precisar usar mais, eu digo que ainda assim vale a pena!
Se você precisar usar bastante o seu plano em algum mês, naquele mês sua mensalidade vem mais cara, mas essa conta tem que ser feita no ano e no gasto total. Mesmo pagando mais naquele mês, você vai ter economizado! Agora, se você já tem um problema de saúde crônico, precisa usar o convênio com bastante frequência, usa procedimentos como fisioterapia ou tem que fazer exames frequentes para acompanhar a doença… pode ser que ainda assim, vale a pena, mas para o seu caso é melhor a gente sentar, analisar o uso e fazer as contas direitinho, para ver se no ano, você vai pagar mais barato.
Ainda tem dúvida? Queremos te ajudar com isso, nossa corretora tem mais de 24 anos de mercado e temos bastante experiência nisso!
Se você quiser falar conosco sobre plano co-participativo, estamos à disposição? Clique Aqui!
Poderá ver o vídeo no youtube Aqui